terça-feira, 14 de julho de 2015

MODA e ESTILO: qual a diferença?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Sempre gostei de me vestir bem. E de uns tempos pra cá, comecei a querer entender um pouco mais sobre moda e estilo. Ué, mas tem diferença? Sim, tem! 
Depois de várias pesquisas, me senti mais à vontade em compartilhar o que aprendi e o que acho com vocês.
Então vamos lá?
Primeiramente, eu iniciei o texto com a frase "sempre gostei de me vestir bem", mas o que isso realmente significa? O que é "vestir-se bem"?
É aí que entra a grande questão: vestir-se bem é estar na moda ou seguir um estilo?
Comecemos então entendendo que MODA é o conjunto de ESTILOS, segundo a consultora Glória Kalil em entrevista a João Alberto. 
Simplificando, entendo que estilo é como usamos as peças de roupas,calçados, acessórios etc., e principalmente como nossa imagem é passada ao nos vestirmos, pois o que usamos é reflexo de nós mesmos, do que gostamos e do que achamos que nos valoriza mais. ESTILO é o que verdadeiramente nos define. 
Estar na "MODA" significa que você aderiu a algum ou a vários estilos e os carrega consigo nas peças que usa. Não acredito que uma pessoa seja limitada a somente um estilo, mas sim que hoje em dia, criamos nosso próprio estilo, jeito, de acordo com o que gostamos em cada "MODISMO" (pedacinhos da moda) que nos são apresentados. Por exemplo: algum estilista lança a ideia de compor peças em preto e branco. Isso é "modismo", faz parte da MODA e pode estar em vários estilos: numa peça moderna, como um blazer, em uma peça mais romântica como uma saia rodada com babadinhos ou até em um vestido longo no estilo clássico. Entenderam? ; )

Algumas ideias e inspirações para entender os estilos:
                                                        Fonte da imagem: euricomax.com.br 

    Se observarmos bem, quantos estilos diferentes compõem um mesmo look? Só um exemplo: botas usadas com vestidos mais clássicos, com jeans mais causal, com vestido despojado e meias. Sem contar as próprias botas que têm estilos bem diferentes, né? 
                                                            Fonte da imagem: 10dicas.net
                                          Fonte da imagem: noticiasnumclick,xpg,uol.com.br

Pra finalizar, digo que pra mim, curiosa e ainda estudante do assunto como muitas de vocês, não vejo um estilo único. Vejo em cada modelo aqui um mix de "modismos" ou tendências com os quais criou-se aquele estilo, ou seja, quem faz o estilo somos nós! E isso nos permite ser livres para criar, ousar, brincar, mudar! Fantástico, não é? 

Use o que te faz bem, o que te faz feliz, como se sentir confortável e bem! Em primeiro lugar, analise se o "modismo" está dentro do SEU estilo, certo? 
E bora brincar com as roupas, calçados, acessórios e make também, por que não? É um dos lados bom de ser mulher! : )

Um super beijo a todos! 
Espero muito que tenham gostado e aprendido um pouquinho também!

Deixem seus comentários e sugestões, gente! Adoraria saber o que acham sobre o assunto.

Carol Januário ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e retorne quando quiser! Bjs